
Não é muito conhecido pelos brasileiros, mas esse cereal ou pseudo-cereal vindo dos Andes (Peru, Equador e Bolívia) é considerado um excelente alimento rico em vários nutrientes. Quinua é uma ótima fonte de proteínas e aminoácidos essenciais (aminoácidos que nosso organismo não produz e que tem que ser obtido através dos alimentos), 14 gramas de proteína a cada 100 gramas do alimento (pode substituir as carnes e ovos nas refeições principais), não contem glúten (boa opção para quem tem alergia a esse ingrediente), fonte de gorduras boas para o coração como Omega-3 e Omega-6, fonte de fibras que ajuda no controle glicemico e do funcionamento intestinal. Deve ser consumido moderadamente, pois se trata de um produto altamente energético. A cada 100 gramas do grão cru equivale a 375 calorias.
É encontrado nas formas de grãos, flocos e farelo. Pode ser usado em vitaminas, com iogurtes, com frutas, com sucos, no preparo de massas, bolos, tortas e incrementar saladas e sopas.
Salada de Quinua com Frango
1 xíc. (chá) de quinua crua em grão, 2 xíc. (chá) de peito de frango cozido cortado em cubos, 1/2 xíc. (chá) de nozes pecan picadas, 1/2 xíc. (chá) de uva passa preta ou branca (mergulhe por 20 minutos em um pouco de água), 2 col. (sopa) de shoyu light, 1 pitada de páprica (opcional), 4 folhas de alface americana e salsa para decorar
Modo de fazer: Cozinhe a quinua por 15 minutos em 2 xíc. (chá) de água. Deixe esfriar. À parte, misture o frango, as nozes, a uva passa e o shoyu. Por último, junte a quinua e a páprica. Sirva dentro da alface e decore com a salsa.
Rendimento 4 porções
Calorias por porção: 360