terça-feira, 11 de março de 2008

Quinua


Não é muito conhecido pelos brasileiros, mas esse cereal ou pseudo-cereal vindo dos Andes (Peru, Equador e Bolívia) é considerado um excelente alimento rico em vários nutrientes. Quinua é uma ótima fonte de proteínas e aminoácidos essenciais (aminoácidos que nosso organismo não produz e que tem que ser obtido através dos alimentos), 14 gramas de proteína a cada 100 gramas do alimento (pode substituir as carnes e ovos nas refeições principais), não contem glúten (boa opção para quem tem alergia a esse ingrediente), fonte de gorduras boas para o coração como Omega-3 e Omega-6, fonte de fibras que ajuda no controle glicemico e do funcionamento intestinal. Deve ser consumido moderadamente, pois se trata de um produto altamente energético. A cada 100 gramas do grão cru equivale a 375 calorias.
É encontrado nas formas de grãos, flocos e farelo. Pode ser usado em vitaminas, com iogurtes, com frutas, com sucos, no preparo de massas, bolos, tortas e incrementar saladas e sopas.

Salada de Quinua com Frango

1 xíc. (chá) de quinua crua em grão, 2 xíc. (chá) de peito de frango cozido cortado em cubos, 1/2 xíc. (chá) de nozes pecan picadas, 1/2 xíc. (chá) de uva passa preta ou branca (mergulhe por 20 minutos em um pouco de água), 2 col. (sopa) de shoyu light, 1 pitada de páprica (opcional), 4 folhas de alface americana e salsa para decorar

Modo de fazer: Cozinhe a quinua por 15 minutos em 2 xíc. (chá) de água. Deixe esfriar. À parte, misture o frango, as nozes, a uva passa e o shoyu. Por último, junte a quinua e a páprica. Sirva dentro da alface e decore com a salsa.
Rendimento 4 porções
Calorias por porção: 360

7 comentários:

Anônimo disse...

acha isto pronto para o rango? tipo, bota no microondas 1 minuto e tá pronto. é que meu fogão não funciona (quer dizer, tá tudo em ordem mas a tampa insiste em não abrir) e falta habilidade culinária.

Roberto Bertozi disse...

Salve, salve a velha e boa picanha!!!

railer disse...

deu fome agora...

outro dia comi isso num restaurante peruano perto da minha casa. eu e minha prima vanessa. é bem diferente. assim como a 'chicha morada', uma espécie de milho roxo.

Anônimo disse...

humm ... interessante ! É gostoso? E aonde se encontra isso pra comprar? É barato?
b.dornelas.a.f.

Daniel Leite disse...

Parece ser ótimo o Quinua! Boa receita pros internautas.
Balbino, linkei seu blog. Nem sabia que o meu estava aqui linkado. Perdão pela demora em aparecer por aqui.

Abraço!
http://pordentrodomundodabola.blogspot.com/

Aquarelos disse...

Minha amiga fez a monografia dela que tinho o objeto de pesquisa a Quinoa........Ela me disse algo sobree
gostei do blog

Anônimo disse...

Michel, outro dia vi isso no restaurante natural que almoço tipo uma barrinha de cereal,mas a mulher n sabia explicar o q era?!
agora ja entendi e vou experimentar...valeu pela dica!
bjim , ju prima